As 10 profissões que trazem mais felicidades, veja se a sua está na lista

Pesquisa divulgada pelo site Career Bliss mostra quais são as profissões que trazem mais satisfação nos Estados Unidos.
Para chegar a essa lista, o site coletou a avaliação de 200 mil profissionais sobre 70 mil empregos nos Estados Unidos. Ao todo, foram 1,6 milhão de votos em nove fatores de felicidade no trabalho.
size_590_felicidade
Entre os critérios analisados estavam relacionamento com a chefia e colegas de trabalho, ambiente de trabalho, salário, oportunidade de crescimento na carreira e cultura corporativa, entre outros
Eu tenho certeza que no Brasil é totalmente diferente. Veja esta lista e comente se você concorda ou não.
Vamos a lista:
1. Biotecnologia
size_590_1-biotecnologia-profissao
Os americanos decidiram entregar o prêmio de carreira que traz mais felicidade à biotecnologia. A profissão recebeu uma pontuação de 3.275 nos nove critérios da pesquisa. Na lista do Career Bliss, os profissionais dessa área apontaram o relacionamento com seus pares como o fator mais importante de seu trabalho.
Ao combinar conceitos de engenharia, tecnologia e ciências biológicas, a carreira, relativamente nova, tem uma área de atuação ampla.
Profissionais de biotecnologia podem atuar em projetos ligados ao setor de desenvolvimento sustentável, na indústria farmacêutica, de alimentos ou mesmo no agronegócio.
No Brasil, a carreira de biotecnologia é uma das mais aquecidas do mercado. Entre os fatores para isso estão a crescente procura por meios para tornar a produção agrícola mais eficiente e os investimentos em projetos ligados a fabricação do etanol de primeira e segunda geração.
2. Atendimento ao consumidor
size_590_2-atendente-de-servico
Com uma pontuação de 3.180 na pesquisa, os americanos que trabalham na área de atendimento ao consumidor chegaram à segunda posição da lista. Para eles, o controle sobre o próprio trabalho é o ponto mais importante da profissão.
A posição dessa carreira no ranking surpreendeu Matt Miller, CTO do Career Bliss, de acordo com a revista Forbes. No entanto, o especialista justifica o fato com as características do próprio trabalho no departamento de atendimento ao consumidor.
Geralmente, segundo ele, os profissionais do setor são pessoas que gostam de se relacionar e ajudar os outros – necessidade que é, perfeitamente, respondida neste tipo de carreira.
No atendimento ao consumidor, eles podem conversar com pessoas todos os dias e ter controle sobre suas próprias tarefas e decisões. Realidade distante da experimentada por algumas categorias de atendimento ao cliente no Brasil, como os serviços de call center.
3. Educação
size_590_3-professor-educador
Na terceira posição do ranking, está o setor de educação com pontuação de 3.084 na pesquisa. De acordo com o estudo, os profissionais do setor são os que mais valorizam suas tarefas diárias, como trabalhar com crianças.
Mas não é só isso que torna os professores do setor de educação infantil dos EUA mais felizes. Na pesquisa, eles avaliaram como segundo ponto mais importante das suas carreiras a maneira como faziam o próprio trabalho. O relacionamento com os colegas é o terceiro item de maior satisfação no setor.
4. Administração
size_590_4-administrativo-auxiliar
Atuar no setor administrativo de grandes empresas também torna os profissionais mais felizes. Tanto que o cargo alcançou a quarta posição na lista do Career Bliss. Na pesquisa, este tipo de função ganhou pontuação de 3.066.
Uma das razões para a avaliação tão positiva está na rotina diária dos profissionais do setor. De acordo com a pesquisa, esse é o critério mais valorizados pelas pessoas que trabalham na área administrativa.
5. Compras
size_590_5-vendas-suprimento-empresa
O poder conferido aos profissionais que trabalham no setor de compras faz dessa carreira a quinta a trazer mais alegria aos seus funcionários. Na pesquisa, o setor ganhou pontuação de 3.065.
De acordo com os organizadores da pesquisa, a rotina permeada por negociações e decisões ligadas às estratégias da empresa trazem um sentimento de satisfação para os profissionais da área.
6. Contabilidade
size_590_contador-info-exame-600-jpg
Com pontuação de 3.059 na pesquisa, a carreira de contabilidade também está em alta no Brasil. Nos Estados Unidos, o ponto de contentamento vai para o fato de que essa é uma área estratégica dentro das empresas.
O crescimento da presença das empresas brasileiras no mercado financeiro internacional está revolucionado o perfil dos contadores no Brasil. Por aqui, ele deixa de está deixando o caráter técnico e adotando uma postura mais decisiva dentro das tomadas de decisões. É deles que parte boa parte das análises que vão balizar as escolhas da diretoria.
7. Finanças
size_590_7-financas
Se as outras carreiras colocaram um ponto final na ideia de que “dinheiro traz felicidade”, os profissionais de Finanças não acreditam nessa premissa. Com pontuação de 3.046, quem trabalha nesse setor tem olhos brilhantes quando o assunto é dinheiro.
Segunda a pesquisa, o contentamento deles com o trabalho está ligada ao poder que o setor traz para a sua função.
Vitais para a tomada de decisões e responsáveis por boa parte das transações, quem trabalha no setor não poderia ser mais feliz. Ponto também para os salários competitivos que rodeiam o setor – tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.
8. Empresas sem fins lucrativos
size_590_angie-africa
Com pontuação de 3.0039, os profissionais das empresas sem fins lucrativos admitem contentamento com a sua função.
Motivos não faltam. Segundo a pesquisa, em ordem de relevância, está o fato de controlar suas tarefas diárias, relacionamentos com colegas de trabalho e o tipo de atividade que faz diariamente. Tudo sob a justificativa de fazer o bem à humanidade.
9. Saúde
size_590_medico-saude
Cuidar da saúde de terceiros também traz felicidade. Pelo menos, segundo os profissionais de saúde que deram nota de 3.039 pontos para o setor.
No Brasil, com o envelhecimento da população e enriquecimento da classe média, o setor está em ebulição. Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, estão entre os profissionais com mais chances de valorização no país nos próximos anos no setor privado.
10. Direito
size_590_the-good-wife
O salário competitivo é o principal fator por trás dos 3.035 pontos conferidos ao setor jurídico na pesquisa. Mas o que deixa advogados e outros profissionais da área de Direito mais sorridentes vai além dos bolsos mais robustos.
Reconhecimento social e prestígio da profissão também são responsáveis pela felicidade que embala a carreira dos profissionais que trabalham no setor, como os personagens da série The Good Wife (foto ao lado). Está aí uma pista para o motivo que induz tanta gente a torcer para que você fizesse o curso de Direito na graduação.

Fizemos um post específico sobre aumento de produtividade, algo que pode colocar ou tirar a sua profissão desta lista. De uma olhada na metodologia ZTD, veja este post, Aumentando a sua produtividade com ZTD – Zen to Done é veja o vídeo abaixo.

Após a leitura entendo que você concorda que no Brasil é bem diferente. E a sua está na lista?

Este post é uma adaptação do Exame.com.

71 comentários:

  1. Apesar dos salários no Brasil não compensarem a minha está na lista.
    Educação.

    ResponderExcluir
  2. cade engenharia ai u.ú ??????????????? engenharia comanda o/ especialmente a mecanica \m/

    ResponderExcluir
  3. Atendimento? sei não, atendente sai mais estressado do que quando entrou

    ResponderExcluir
  4. Educação?

    aguentar 40 crianças bagunçeiras de escola pública pra ganhar menos de 800 reais?

    isso traz felicidade só pra quem é sadoquista!

    ResponderExcluir
  5. listinha tosca heim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa lista e dos Eua não no Brasil !! tb acho que deveria incluir engenharia , ea que mais recebe la nos eua!!

      Excluir
  6. Humm,não imaginei que a minha estaria na lista.Faço economia!!

    ResponderExcluir
  7. Está faltando Vagabundagem ai...kk... conheça as caricaturas de Salatiel Gualter www.salatielgualter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. DESCORDO TOTALMENTE....TELEMARKETING E CONTABILIDADE É UM INFERNO..

    ResponderExcluir
  9. traz esse povo do atendimento pra contax! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Isso está mais pra lista que traz infelicidades. Pois todos sabem como é na real Educação, saúde, Atendimento ao consumidor..

    @diigosales

    ResponderExcluir
  11. Educação?

    aguentar 40 crianças bagunçeiras de escola pública pra ganhar menos de 800 reais? [2]

    ResponderExcluir
  12. administração!a melhor!!

    ResponderExcluir
  13. cade a prostituição?????? elas são felizes e nos trazem bastante felicidade..kkk

    ResponderExcluir
  14. Concordo com compras plenamente!

    ResponderExcluir
  15. É, realmente compras é a melhor! hahaha ¬¬

    ResponderExcluir
  16. Educação?

    aguentar 40 crianças bagunçeiras de escola pública pra ganhar menos de 800 reais?
    ------------------------------------------------------------

    Tu não leu no início do post, que isso é nos E.U.A. Lá o salário mínimo é uma base de $ 1.250,00 dólares.

    ResponderExcluir
  17. não concordo em nada ;x

    ResponderExcluir
  18. Atendimento ao consumidor e contabilidade? Ah, tá, eu vou acreditar mesmo nesta papagaiada!

    ResponderExcluir
  19. Tem a saúde ai mais cade a psicologia!!!sou loucamente apaixonada pela minha profissão e ela me faz muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  20. Atendimento e contabilidade?? Só conheço gente estressada nesse ramo, inclusive eu já trabalhei nisso e só ganhei doenças relacionadas a stress.
    Hoje sou super feliz no que faço, mas minha profissão não está na lista. Sou artista plástica.

    ResponderExcluir
  21. Arquitetura???????????

    ResponderExcluir
  22. Ridiculo, vai ver o pessoal de Telemarketing para ver o nível de felicidade deles.

    ResponderExcluir
  23. Essa é a lista da infelicidade no Brasil

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkkkkkkkk


    --------------------

    Entra aqui galera

    YEAHDOWN

    ou

    FODEDORESDEMENTE

    ResponderExcluir
  25. Cadê ator porno? :D

    ResponderExcluir
  26. tua lista esta furada amigo....as que trazem alegria são : Jogador de Futebol ,,,Cantor sertanejo< cantor de axé, prostituta, politico, advogado e outros enganadores... se for falar de todos da mais de 1000.

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente, essa pesquisa foi fail por completo. A parte majoritária da pesquisa envolve profissões tradicionalmente estressantes e mal remuneradas. Muita controvérsia!

    visite meu blog: http://vitaminadegoiaba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Com toda certeza trabalhar sem visar os fins lucrativos e prazeroso pois ajudar as pessoas que precisam é uma atividade muito nobre e satisfatória!! quem não se orgulharia de falar que trabalha salvando vidas?

    ResponderExcluir
  30. Educação?
    O caramba, eu sou professor e sofro todo dia com esses alunos!!!

    ResponderExcluir
  31. Como tem gente q não entende o post! o post foi feito lá fora! lógico q aqui no brasil está totalmente fora de cogitação a lista! mas lá a coisa funciona...

    ResponderExcluir
  32. em relação as outras profissoes nao sei dizer, mas biotecnologia me tras mta felicidade sim, inclusive aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  33. nossa, não concordo com nenhum.

    ResponderExcluir
  34. Muito estranho como países se comportem tão diferentemente... Brasil tem nada a ver com essa lista mesmooo!!!

    ResponderExcluir
  35. E os engenheiros??

    ResponderExcluir
  36. Realidade bem diferente da do Brasil, mas serve como comparativo.

    ResponderExcluir
  37. parece lista dos infelizes. sou medica e digo que com a falta de respeito que as pessoas demonstram aos que tratam de sua saude eu me pergunto se escolhi a profissao certa.. ate de puta ja me chamaram em um pronto atendimento.. dizem que medico ganha mto bem, mas nao eh a realidade do brasil e nao ha o que pague o stress que passamos

    ResponderExcluir
  38. Contabilidade.... vcs estão loucos...kkkk

    ResponderExcluir
  39. cadê palhaço de circo ???
    que issooo ...

    ResponderExcluir
  40. eo meio ambiente ??? Engenharia ambiental ... modo sustentavel isso faz siim as pessoas felizes siim

    ResponderExcluir
  41. Professora no Brasil sim... Em escola pública, com 30 crianças e muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  42. Convite.

    Envie seu link para o Midiafire - agregador de blogs / sites
    Nossa proposta é divulgar seu blog / site.
    Desejamos que você tenha muitos cliques e aumente suas visitas.
    Dê uma olhada, não custa nada.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  43. Eu seria mais feliz no ramo de esportes

    ResponderExcluir
  44. Essa lista não reflete a realidade, pelo menos no Brasil. (Educação, Atendimento ao consumidor)?
    São as pessoas que mais se estressam no serviço, e ganham mal.

    ResponderExcluir
  45. Gostaria muito que a pesquisa valesse para o Brasil, pois aqui a educação esta longe de um 3º lugar, principalmente, pela desvalorização do professor tanto profissional quanto financeiramente.

    ResponderExcluir
  46. To rindo mt aqui KKK

    ResponderExcluir
  47. Parei de ler no 'atendimento ao consumidor'

    ResponderExcluir
  48. que lindo contabeis ta ai *-*

    ResponderExcluir
  49. falto agronomia na parada

    ResponderExcluir
  50. 1 Ator pornô

    2 Jogador de futebol

    3 Astro do rock

    4 Degustador de bebidas

    5 Fotógrafo da Playboy

    6 Piloto de Gran Turismo

    7 Massagista do time feminino de vôlei da República Tcheca

    8 Dono de Coffee Shop na Holanda

    9 Pesca submarina

    10 Milionário

    ResponderExcluir
  51. Olha muita gente acha que atendimento ao consumidor é o fim da picada e é o pior, mas eu já passei por atendimento, monitoria, supervisão e treinamento, e o único defeito do atendimento pra mim foi a baixa remuneração, no resto tudo de bom.

    O cliente sempre é bom quando você demonstra que sabe o que está fazendo e que está disposto a ajuda-lo, quando da o seu horário desloga e vai embora, não esquenta a cabeça em casa e só é responsável pelo próprio resultado, não tem uma equipe te atormentando.....

    Enfim, hoje acho que felicidade está mais na paz do que no dinheiro ou status que todo o stress pode trazer.

    ResponderExcluir
  52. Biotecnologiaaa ♥

    ResponderExcluir
  53. Direito! realização sempre!

    ResponderExcluir
  54. Educação Infantil?????
    Definitivamente estamos fazendo algo errado no Brasil...

    ResponderExcluir
  55. Quem trabalha com SAC no Brasil, trabalha muito, ganha pouco e passa fome.

    ResponderExcluir
  56. Contabilidade, e pra louco sou contadora e tó querendo cair fora, manda impostos para os empresarios , eles faltam baterem no contador, no lugar de ser o governo.Da tempo cai fora de contabilidade.

    ResponderExcluir
  57. essa lista é uma gozação?

    ResponderExcluir
  58. Atendimento ao consumidor e professor estão em segundo e terceiro lugares nas profissões que mais trazem felicidade?!

    Só se for nos EUA mesmo... Aqui no Brasil essas estão entre as profissões mais estressantes.

    ResponderExcluir
  59. se vc dira onda eu vo te matar bley boy vagaba

    ResponderExcluir
  60. Olá, pessoal, vocês sabiam que é possível trabalhar pela internet e ganhar muito dinheiro com isso?Mesmo que você não tenha muito conhecimento na área?

    A primeira vez que ouvi isso não acreditei, mas resolvi tentar e deu certo.

    A empresa que eu trabalho na internet nos possibilita ter ganhos de até mais de R$ 8.000,00 no mes, é claro que ainda não cheguei neste valor, mas eu ja ganho o dobro do que eu ganhava trabalhando fora (mais de R$ 2.000,00) e isso é mto bom.

    Ficar rico é difícil,mas temos possibilidade de melhorar de vida, basta a gente querer.Caso alguem tenha interesse neste

    trabalho:www.frpromotora.com/daniellypacheco613334

    Ou mande-me um e-mail daniellypacheco2012@bol.com.br

    ResponderExcluir
  61. Uma forma de ganhar uma renda extra é através da FR Promotora e funciona MESMO.
    Entrei na empresa pra ganhar uma renda extra e hoje ganho um verdadeiro salário (tirei mais de R$ 1500,00 esse mês). Hoje em dia eu trabalho só em casa com divulgação.
    A empresa ensina como faz o trabalho, dá apoio e suporte, na FR Promotora só não ganha dinheiro quem não quer.
    Caso desejem fazer parte da minha equipe, sendo um Promotor Digital acesse:
    www.frpromotora.com/45194420
    Qualquer dúvida envie mensagem para ricardosouza994@yahoo.com.br
    Sucesso a todos...

    ResponderExcluir