NASA anuncia novo sistema de transporte espacial

Com os ônibus espaciais em processo de aposentadoria, a NASA parecia estar renunciando às naves espaciais, mas não é assim. A agência anunciou hoje seus planos para um novo veículo para exploração profunda do espaço, chamado Multi-Purpose Crew Vehicle (MPCV).

nasa A nave está baseada na cápsula Orion de Lockheed Martin, que era parte do programa Constellation que foi cancelado pelo presidente Barack Obama no ano passado. Ainda que a cancelamento deste plano e os anúncios de Obama essencialmente entregam-lhe os lançamentos e viagens espaciais ao setor privado, a NASA indicou que tentará “agressivamente” encontrar opções para um veículo (um foguete) que permita levar humanos ao espaço.

O MPCV, que será construído pela mesma Lockheed Martin, se instalaria sobre um destes foguetes. “Estamos comprometidos com a exploração humana para além da órbita baixa da Terra e esperamos com ânsias desenvolver a próxima geração de sistemas para levar-nos lá”, afirmou o administrador da NASA, Charles Bolden.

orion-2011-03-24-600

“A Ata de Autorização da NASA (ordenada por Obama) marca um caminho claro para entregar o transporte à Estação Espacial Internacional a nossos sócios do setor privado, para que possamos focar na exploração profunda do espaço”, agregou.

A cápsula poderá levar a 4 astronautas em missões de até 21 dias. “Está desenhada para ser 10 vezes mais segura durante a ascensão e entrada que seu predecessor, o ônibus espacial”, disse a NASA. Agora, fica decidir qual será a tecnologia que se usará no desenvolvimento do foguete que lançará a cápsula.

Tudo bem que parece muito com o módulo da Apollo.

Veja este vídeo explicando um pouco mais a idéia do módulo.

 

E vocês tem mais dicas? Comentem e nos acompanhem no Twitter, RSS e Facebook.

Este post é uma adaptação do  Fayerwayer e Engadget.

3 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um outro ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Super Links:
    http://www.superlinks.blog.br

    Nele todos podem divulgar seus links gratuitamente e receber centenas de visitas diarias.

    ResponderExcluir
  2. A Nasa cada vez mais surpreende mais, muito interessante e até mesmo sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs:
    http://www.popblogs.net

    Divulgue quantas postagens gratuitamente você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

    ResponderExcluir